Eça agora - Os Herdeiros dos Maias
Uma obra imperdível para quem leu Os Maias de Eça de Queiroz, Eça agora - Os Herdeiros de Os Maias, narra, num tom irónico e cortante a sociedade e os vícios do Portugal de agora que, vendo friamente, não mudou assim tanto comparativamente ao Portugal que Eça conheceu.
Escrito por 7 grandes escritores portugues - Alice Vieira, João Aguiar, José Fanha, José Jorge Letria, Luísa Beltrão, Mário Zambujal e Rosa Lobato Faria - é uma obra imperdível pelo seu tom satírico, pela brincadeira dos nomes de alguns personagens que nos levam a pessoas reais da nossa sociedade (o primeiro-ministro chama-se Platão), pela ironia tão característica de Eça.
SINOPSE: Tudo começou no Alegrete, palacete meio arruinado em que vive Afonso da Maia, avô de Carlos da Maia, jovem médico que se apaixona por Maria Hermengarda.
Fugindo dos ataques sensuais da Condessa de Varinho, Carlos da Maia deixa de lado a espampanante Lara Mendes, filha do riquíssimo Silvestre Ó Saraiva, construtor civil que fez a sua larga fortuna através de métodos muito pouco recomendáveis.
À volta de Carlos movimentam-se Damásio Malcede, o lisboeta novo-rico; João da Régua, o eterno futuro-ministro; o Palma Cavalito, director de A Trombeta do Demónio, e muitas outras personagens herdeiras dos famosos Maias que se movimentam freneticamente numa crónica de costumes ao gosto deste tempo prodigioso do replay e do fast-food. No meio deste enredo surge mesmo o espírito de Eça de Queiroz a pô alguma contenção a personagens e autores.