Solução Primária, Hélder Medeiros
Sinopse: O David, um operacional acabado de integrar uma equipa do Grupo de Operações Especiais da PSP, é chamado para a sua primeira missão, o assalto a uma embaixada tomada por supostos terroristas. O plano é simples: beneficiar do efeito surpresa e conduzir uma acção ofensiva e rápida. Contudo, e sem que nada o faça prever, os acontecimentos tomam um rumo trágico e a missão desmorona-se perante os seus olhos.
Quatro anos depois, o David é visitado pelo familiar de uma das vítimas mortais do assalto, que lhe faz algumas revelações surpreendentes e lhe pede para procurar os assassinos do seu ente querido.
A bsca acaba por guiá-lo através de domínios inesperados e, resultante do contacto com outras personagens, o David é confrontado com o facto de que a humanidade está actualmente na fase mais perigosa da sua Evolução. Somos desenvolvidos o bastante para criar armas capazes de aniquilar um planeta, mas ainda somos animais o suficiente para as usar.
E eis que surge a grande questão: haverá uma forma de sermos salvos? Uma espécie de solução primária escrita nos nossos genes? A resposta a esta pergunta condu-lo a um tenebroso segredo assente numa descoberta feita nos anos 50 nos Açores, um arquipélago isolado no meio do Oceano Atlântico, e que tem o potencial de salvar o Homem ou de ser o gatilho para a sua destruição.
Através de uma série de reviravoltas empolgantes e do desvendar de enigmas cativantes, o David chega finalmente ao fim de uma jornada arrebatadora, culminando naquele que é um desfecho emocionate e imprevisível.
Numa viagem de avião a Cabo Verde, li e descobri a Solução Primária, a obra do meu conterrâneo Hélder Medeiros.
O Hélder é já alguém bastante conhecido pelos seus hilariantes vídeos, como por exemplo a série "E se tivesse sido feito nos Açores" e já anda a dar cartas na literatura açoreana. Recomendo a visita ao seu blogue onde poderão ficar a saber mais sobre o comediante, o escritor e o homem - www.helfimed.blogspot.com