Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Nameless Blog

Já foi “Som das Letras” e um narcisista “Blogue da Paula”. Foi um prolongamento da eterna ínsula, tendo sido denominado como “Ilha Paula”. Hoje, é um blogue sem nome para que seja aquilo que sempre foi: um blogue sobre tudo e nada.

The Nameless Blog

Já foi “Som das Letras” e um narcisista “Blogue da Paula”. Foi um prolongamento da eterna ínsula, tendo sido denominado como “Ilha Paula”. Hoje, é um blogue sem nome para que seja aquilo que sempre foi: um blogue sobre tudo e nada.

A confusão que vai naquelas cabeças

Estava a saltar de blog em blog, para ver se encontrava artigos interessantes e deparei-me com um que está em destaque no meu blog.


É um blog criado pelos alunos da Licenciatura "Comunicação Social e Cultura", da Universidade dos Açores, Pólo de Ponta Delgada.


O blog é muito interessante e vale a pena lá ir - www.comunicaçãosocialecultura.blogspot.com


 


Num dos post, os alunos dão a conhecer um artigo que fala das tradições portuguesas e, só posso dizer uma coisa: que confusão ia na cabaça da alminha que escrever aquele artigo. Apenas posso comentar acerca da parte que conheço, ou seja, das tradições açoreanas. O homem beb, só pode.


 


Vou-me dar ao trabalho de transcrever o que ele fala a meio do seu artigo.


E passo a citar:


 


4- Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres
"Em julho, a pequena ilha de São Miguel nos Açores é inundada por exilados (a maioria vivendo nos EUA) que voltam ao país para a tradicional festa do Santo Cristo dos Milagres. Uma série de festejos – repletos de bandeiras coloridas e luzes nas ruas, música, danças, e folguedos – tem lugar em todos os vilarejos durante o mês todo. Mas toda a loucura não ofusca o significado espiritual da festa: uma missão religiosa onde os ricos dão alimento aos pobres. Peregrinos viajam a pé por toda a ilha e espalham a boa notícia de que estão distribuindo alimento nas cidades. Toda e qualquer capela serve uma rica sopa de carne a todos que levam uma vasilha. Durante o festival você pode comer à vontade o cozido das furnas, um delicioso guisado de carne e legumes que inclui chouriço, repolho, cenoura, e centenas de outros ingredientes cozidos sobre uma fresta de calor vulcânico. E não se esqueça do vinho".


 


Mas que confusão, meu senhor!


 


Os Açores não ficam inundados de exilados, mas sim de emigrantes que partiram para os Estados Unidos da América, Canadá e Bermuda, à procura de uma vida melhor. A inundação é tal que não são só os exilados das Américas que enchem a ilha de São Miguel. Felizmente, os exilados estendem-se a turistas de vários pontos do mundo que, graças a Deus, têm mais algum conhecimento do que quem escreveu este artigo.


O que "ele" explica ser as Festas do santo Cristo são as Festas do Espírito Santo que, de ilha para ilha, têm uma forma diferente de ser celebrada. "Os ricos dão de comer aos pobres." - é também do Espírito Santo e está na origem desta celebração. Hoje em dia não são bem os ricos que dão de comer aos pobres, mas quem tem bom coração e não vê diplomas, nem carteiras vazias e/ou recheadas e apenas olha ao bem do seu próximo.


 


"Peregrinos viajam a pé por toda a ilha e espalham a boa notícia de que estão distribuindo alimento nas cidades." - Os peregrinos que "ele" deve estar a falar são os Romeiros, outra das muitas tradições micaelenses (e não açoreanas). Eu não me vou alongar muito acerca dos Romeiros porque este é um tema que só por si merece um post.



"Durante o festival você pode comer à vontade o cozido das furnas ..." Oh meus amigos, em qualquer altura do ano podem comer o Cozido das Furnas à vontade! Podem optar por ir a qualquer restaurante desta freguesia ou podem juntar um grupo de amigos e cozinharem vocês próprios.



Eu tinha que desabafar!


Eu não escrevo daquilo que não sei.


Para fazer figura de urso, mais me vale estar calada!



Para ver se foi apenas nas tradições dos Açores que o tipo errou ou se foram em todas as que ele menciona no seu artigo, podem dar um saltinho a http://nationalgeographic.abril.com.br/regugios/0209/index.html




Parabéns aos alunos de Comunicação Social que estão muito atentos.



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.